sábado, 11 de julho de 2009

Primeiro Jogo - Treino vs Admirals 2009

Primeiro jogo - treino de 2009 com proteção completa!

Esse ano a Liga Catarinense de Futebol Americano ( LCFA ) tem como requisito a utilização de ombreiras e capacetes ( shoulder pads e helmets ) para a participação no campeonato.
Mais um obstáculo a ser superado por nós, amantes desse esporte tão caro e tão pouco conhecido no Brasil.
Nem todos os nossos jogadores conseguiram obter seus equipamentos a tempo, principalmente por dificuldades financeiras...
Decidimos entrar em campo em jogo - treino para nos adaptarmos melhor às situações de jogo, que são bem diferentes em um treino.
O jogo - treino foi marcado, em cima da hora, com a intensão de possibilitar aos dois times tempo hábil para fazer reajustes para o dia do verdadeiro confronto, dia 1º de agosto.

Começa o jogo:
Admirals começa chutando e nós retornando. Conseguimos fazer um bom retorno mas paramos faltando 15 jardas para invadir o campo adversário.
Nosso time de ataque entra em campo com a intensão de realizar a maioria das jogadas contidas em nosso livro de jogadas ( playbook ).
Brian, também quarterback, começa como titular, sendo que eu "cantava" as jogadas do lado de fora do campo enquanto o nosso Free Safety Gustavo, lesionado, ajudava a marcar as estatísticas.
Estávamos com o time desfalcado, totalizando apenas 20 jogadores. Equipamentos escassos também foi um problema. Trocas de ombreiras e capacetes tornaram-se uma cena normal nas laterais do campo para os dois times.
A nossa tão famosa linha, conhecida por todos os times do Estado, estava com graves problemas por motivos de desfalques.
Fomos forçados a colocar um de nossos Linebackers para a linha e torcer para que desse certo. Glauco foi o escolhido e conseguiu cumprir missão dentro do possível.
Eu e Brian sabíamos que sem a nossa "barreira" a nossa frente a defesa do Admirals iria querer matar o jogo realizando blitz direto e por isso optamos por jogadas de passes curtos e corridas.
Na primeira descida do ataque falei para o Brian realizar uma jogada de passe curto onde não obtivemos sucesso.
A defesa de Brusque pressionava a todo instante dificultando bastante nosso trabalho.
Destaque para um LINDO bloqueio realizado pelo jogador Caresia, que estava jogando de runningback sendo que sua especialidade é lineback, para proteger Brian durante um lançamento. O jogador de Brusque teve suas pernas voltadas para o céu após a realização do bloqueio e os espectadores foram a loucura!
Não conseguiamos avançar pelo ar, uma grande dificuldade encontrada foi a que nós tivemos apenas um treino full pads e a maioria de nossos atletas não estavam habituados com as proteções.
O jeito foi ir pela terra... Decidimos fazer uma corrida com "toss" para o nosso runningback improvisado. Caresia correu para a lateral do campo evitando 2 tackles! O primeiro foi evitado com um lindo giro e o outro com um salto. Novamente espectadores loucos!
Um terceiro jogador de Brusque conseguiu colocar nosso RB para o chão.
Não conseguimos realizar mais do que isso no primeiro 1º quarto, ofensivamente falando.
Nossa defesa entra em campo após um punt que teve fair catch de Brusque.
Era hora de colocar em prática o que a defesa havia treinado. A linha deu um show a parte. Daileon e seu irmão Johnny juntamente com Samuray impossiblitaram praticamente qualquer tentativa de corrida pelo meio da linha defensiva.
Os corners estavam em sincronia impedindo jogadas de passe e derrubando os backs ofensivos quando necessário.
Tudo levava a crer que nenhum dos ataques teria paz durante o jogo todo.
Tivemos a nossa primeira contusão levando Jack, um dos nossos LBs mais experientes direto para o gelo. Nossa defesa sentiu e muito com sua perda.
Brusque conseguiu marcar seu primeiro TD com uma corrida de, aproximadamente, 4 jardas com seu RB.
Nós conseguimos bloquear seu extra point.
Riesen 00 x 06 Admirals

No segundo quarto eu entrei mas não conseguimos mudar muita coisa. Além da falta de experiência com as ombreiras o time ficou abatido com o TD.
Passes não entravam, as corridas não eram suficientes e nada dava certo. Parecia que não era o nosso dia.
Tomamos mais 3 TDs e mais 2 conversões de 2 pontos distribuidos nos quartos seguintes...

Eu e Brian estávamos revezando os quartos, e no 3º quarto ele realizou um passe preciso para o nosso WR Rio Lisboa o qual logo foi derrubado.
Faltando apenas algumas jardas para alcançar as 10 necessárias Brian correu pela lateral do campo e alcançou nosso objetivo.
Pareceu que o time estava precisando disso para entrar verdadeiramente em campo.

Tempo para preparação de quarto e uma conversa com os jogadores. Precisávamos entrar em campo, pois o jogo - treino estava começando a se tornar um amistoso.
Entramos em campo no último quarto TOTALMENTE mudados! Brusque teve muito trabalho para conter nosso ataque.
Eu fiz 2 passes certeiros seguidos para nosso WR Ranieri logo que entrei fazendo a blitz de Brusque nos dar uma folga.
Resolvemos investir nas corridas com o RB Caresia, após o hut fiz uma corrida lateral com ele me acompanhando um pouco mais recuado e antes de tomar o tackle passei a bola para trás nas mãos de Caresia o qual avançou mais umas 7 jardas.
Brusque começou a não saber mais quais serião nossas próximas jogadas.
Pedi para a linha de ataque abrir um "buraco" para que eu conseguisse correr e não deu outra... Consegui ganhar mais 15 jardas para o time.
Brian mandou eu realizar um passe médio na próxima jogada. Justamente nesta jogada Brusque fez blitz. No exato momento que eu fui lançar um jogador deles puxa a minha camisa e a bola quase cai. Méritos para o nosso homem de linha improvisado Glauco que conseguiu bloquear o jogador para longe me deixando tempo para sair correndo.
Corri para a lateral do campo evitando um tackle girando e logo depois fui derrubado.
Descida após descida, a defesa finalmente pôde descançar um pouco.
Resumindo: foram necessários 3 quartos para o time conseguir se entrosar e um sermão sobre garra e vontade para que nós mostrássemos quem nós realmente somos.

Placar final:
Riesen 00 x 28 Brusque

Destaques do time durante o jogo:
Os novatos que realizaram seu primeiro jogo da vida;
Glauco, que além de jogar em posição improvisada interceptou uma bola;
Goku, que recuperou um fumble a nosso favor;
Os cornerbacks que tiveram MUITO trabalho;
Os WRs Ranieri e Rio Lisboa que conseguir fazer catchs lindos;
e em geral TODOS tiveram seu momento!
Inclusive o tackle voador de Daileon!
=)

Um comentário: